domingo, 22 de abril de 2007

Maceió, 04.03.2007

Meu filho, enquanto escrevo ainda sou jovem e não faço a menor idéia se, no dia em que leres isto, , estarei viva para vê-lo. No entanto, saberás que sua mãe nunca teve medo da vida e viveu de forma única todos os dias que pôde: subindo um degrau de cada vez, sem usar ninguém como apoio para obter vitórias. Espero que te sirva, não de lição, mas como exemplo, se este não puder ser dado pessoalmente, me desculpe... É que não é possível prever até onde tal estrada me levará.
Tenho na memória as diversas lembranças da minha juventude. Algumas se perderam, mas as que realmente tiveram significado carrego comigo para qualquer lugar que eu vá. Fazem parte do meu corpo, da minha mente e do meu coração. Escrevo-te não para te falar sobre a vida, já que esta não aceita explicações e teorias, e sim para te dizer que sobre ela, não se precisa saber, descobrir ou temer algo. Viva todos os dias, um de cada vez, sem se preocupar muito com o amanhã, e sem relembrar muito do passado. Tenha sempre na mente o HOJE, o AGORA. O passado já não se pode mudar, e o futuro... bem, esse você nunca terá a certeza de que realmente virá.
Seja bom com você mesmo e com os outros. Trate cada pessoa como gostaria de ser tratado, sempre com muito respeito e muita humildade. Não digo que deva destratar aqueles que o fizerem, contudo, conserve a indiferença para certas ocasiões (você saberá na hora certa). Seja o melhor que pode ser, sem ter medo de se machucar. Mas cuidado: antes de tudo, ame-se, com todas as suas forças, com todos os seus sentimentos. A representação que a sua pessoa terá na vista dos outros é você quem irá construir. Uma vez que se sinta feio, inferior e sem capacidade, é justamente isso o que irão ver em você. Portanto, sempre se sinta capaz de qualquer coisa, de vencer qualquer desafio; porque eu aprendi, a duras penas, que querer pode até não ser poder, mas o SENTIR pode mover rios e montanhas.
Guarde contigo todos os bons sentimentos: um dia verás que a união de todos eles será a base da sua vida. Mantenha tal base. E lembre-se: ninguém no mundo é responsável o suficiente para ser posto nesse local, a não ser você mesmo. Uma vez, quando tinha 14 anos e tive meu primeiro namorado, fiz dele o meu rumo e a minha segurança. Após o namoro de um ano e meio que tivemos, tinha perdido as referências da minha vida, do meu eu. Aquele eu que ele nunca conseguiria me explicar, pois nem o próprio o conhecia.
Já fui muitas, em diversas situações. Não que isso signifique que eu não tinha personalidade... pelo contrário! A diferença é que eu mudava com o tempo pois era ele que me fazia crescer e enxergar os fatos sob outro ângulo. Sob o meu ângulo, sob as minhas medidas e de ninguém mais.
Quando gostar de alguém, vá em frente. Lute até o seu limite. Mas não lute tanto. Saiba medir a sutil diferença entre GOSTAR e POSSUIR. Saiba também ver até onde os seus sentimentos podem o levar, sem deixa-lo que se inferiorize para conquista-los. Certas vezes é melhor desistirmos da pessoa que gostamos, do que desistirmos de nós mesmos. NUNCA ESQUEÇA ISSO, MEU AMADO FILHO.
Quando gostarem de você, tenha caráter e seja sincero: sem grosseria e com toda a delicadeza que um homem deve tratar uma mulher. Sinceridade, meu filho, é algo que pouquíssimas pessoas no mundo possuem, e eu espero que você saiba usa-la como uma arma de apoio e não de luta. Ah, e antes que esqueça... nunca tente gostar de alguém, meu amor... O sentimento mais puro e sincero são aqueles que não precisam de desejo para começar.. eles simplesmente surgem. Quando se explica demais o que se sente, é porque na verdade é o que gostaríamos de sentir, mas na verdade o que existe é um enorme vazio, sem dono, com apenas uma ilusão: a de amar.
O amor é o mais simples dos sentimentos. Ele é a base de tudo. Ame, sem medo, sem vergonha. SE AME! Não diga sempre o que carrega no coração, só as vezes... pode soar como mentira repetir que se ama ou que se adora periodicamente. Goebbles, ministro de Hitler, disse uma vez que “Uma mentira dita mil vezes, tornar-se-á uma verdade” e eu realmente acredito nessa teoria.
Cuidado com as palavras, com os atos: ambos são aliados, mas podem também ser muito perigosos.
Não guarde mágoas, ódio ou rancor. Pense sempre que pessoas que despertam esses sentimentos possuem uma energia passada que precisa se renovar, e que, diretamente, a culpa não é delas, e sim do seu passado. Não peço para que acredite em muitas vidas, meu filho... Apenas acredite naquilo que a vida te mostrar, sob o seu ponto de vista. Esse é o meu.
A vida nos põe diante de situações onde sempre há dois caminhos, onde você escolhe qual seguir. É a partir deles que a continuidade da sua estrada estará sentido.
Pra tudo existe opções, meu filho.
Assim como para essa carta também existe: você pode desconsiderar tudo que aqui está escrito e esquecer ou pode levá-la sempre com você, não o material em si, mas, no mínimo, a voz mais baizinha da sua mente.

Com amor,
Sua mãe.

2 comentários:

Camilla Borges disse...

Lindo, lindo, lindo, irmã! Literalmente, o que eu diria pra um filho numa carta..

Thales Prestrêlo disse...

Gostei desse tbm! :)