segunda-feira, 25 de maio de 2009

As frases soltas

Não há um método: o resultado é obtido mediante uma inspiração inexplicada, quando você menos espera. Na maioria das vezes, isso me acontecera antes de dormir, e eu sempre lamentei o fato de, ao acordar, não lembrar sequer  o início do pensamento. Foi ai que tive a brilhante ideia: guardar em pequenos registros todos os pensamentos que me viessem a cabeça, seja qual fosse  horário, a fim de, num futuro próximo, torná-los em algo produtivo.
Frustrei-me ao perceber que, alguns deles, não teriam continuidade. Eram perfeitos em si mesmos, não admitindo nenhuma vírgula além. E agora? 
Por muito pouco, completado pela minha inquietude, quase apaguei tais arquivos que considerava incompletos. Até que ele chegou: Rubem Alves caiu nas minhas mãos e, enfim, derrubou minhas fichas. Ao relatar a mesma situação que ocorrera com ele e publicar um livro cujo conteúdo era justamente composto desses "pedaçinhos de vidros coloridos", decifrou em segundos o que sempre esteve em baixo do meu nariz: a completude não vem apenas de grandes pensamentos ou elaborações literárias complexas, mas, antes de tudo, das pequenas cenas cujo retrato guardam uma infinita beleza que infindaveis livros não alcançam.

As virgulas são essenciais, mas não ofuscam a completude de um belo ponto final.
"Não atire pérolas aos porcos..."


Nenhum comentário: