quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Desafio

A inovação causa medo, inquietação e insegurança. Incontáveis são as vezes que me deparo com atitudes alienadas em virtude da falta de conduta diante de uma situação que peça diversidade: nós, desde pequenos, somos acostumados a seguir os mesmos passos dos que já foram, sem perceber, no entanto, que isso nos coloca exatamente no mesmo lugar. É mais ou menos como nadar contra a forte correnteza de um rio durante longos minutos, e perceber que ainda se encontra diante daquela estrela no fundo do mar.
A ilusão de crescimento que resulta dessas atitudes nos faz imaginar voando para longe quando na verdade não ultrapassamos meio metro do chão. Tal conseqüência, apesar de lógica, tornou-se quase imperceptível pela maioria das pessoas que me rodeiam: é a mesma mania inquietante de nunca seguir o lado de lá.
Que seja meu o primeiro passo, então, já que nos encontraremos logo ali - ou seria logo lá? - na frente. Sim, os caminhos das nossas vidas são como dois S invertidos, que se encontram e se separam a todo tempo: esse é o desafio.

Nenhum comentário: